quinta-feira, 27 de setembro de 2012

E TU, ÉS O TEU NÚMERO 1?



"É fundamental reconheceres a tua importância na tua vida.
Por algum motivo nasceste, aprendeste a respirar e tiveste direito a um nome, nome esse que, em conjunto com as tuas características, te identificará eternamente como um ser individual, único e livre.
Haverá algo mais especial e precioso que isso?
Estou em crer que não, ainda assim, encontro muitas pessoas a quererem ser outras e outras ainda a querer acabar com elas próprias na esperança de, imediatamente a seguir, poderem vir a ser outro alguém. É o teu caso? Se for deve ser uma chatice, mas, também, se não te dás qualquer importância, que importância te darei eu? Já calculaste o perigo que corres por pensar desta maneira? Em menos de nada, estarás sozinho ou rodeado de gente como tu, ausente, e que meteu férias no inferno para sempre.
Não há nada nem ninguém que me possa substituir ao longo desta viagem que é a vida, nem nada nem coisa alguma que possa ser mais importante do que eu, seja em que momento for, pois só assim poderei ser útil aos outros, incondicional, e, só assim conseguirei valorizar quem me rodeia e reconhecer o mérito alheio.

É prioritário que sejas uma prioridade para ti, pois só assim poderás identificar-te com uma filosofia de vida ou criar a tua própria forma de estar, saber quem és, ser feliz, apaixonado e independente. Olha para ti. Será que estás na pole position da tua vida? Experimenta por uma hora e perceberás o que é seres o teu número 1.
O teu amor próprio é a ponte para o mundo e, como tal, não conseguirás chegar, verdadeiramente, a nada nem a ninguém se não te amares a ti primeiro. Se ignorares esta máxima, não passarás de uma ilha, onde, com o passar vagaroso do tempo, te começarão a escassear as provisões e acabarás por morrer como sempre estiveste, sozinho. Sem esse amor por ti não há liberdade, não há passos firmes nem convictos, não há sequer um caminho, uma orientação, nada. Não te esqueças que, na vida, tudo passa. Passam as pessoas, as coisas, a fé, as paixões, os amores assolapados, a juventude, enfim, tudo... tu ficas, apenas tu, e a única forma de conseguires aproveitar e suportar tanta exaltação junta, passa pela relação que tens contigo. A prioridade é um direito nosso, mais, diria mesmo, uma obrigação, a devida gratidão a Deus por nos ter facultado a oportunidade maravilhosa de nascer e estarmos aqui".
in "Arrisca-te a Viver", 2012

2 comentários:

  1. Quanto mais leio, mais me identifico... queria poder abrir o meu coração e deixar sair tudo o que sente... o medo de viver o medo de ser feliz porque não sei o caminho que tomar... para que nos serve a beleza? se tão feios somos na escuridao da tristeza que por mim paira... se eu pudesse, gritava aos ventos tudo o que aqui vai... Obrigada pelas lindas palavras que escreves... deves ser um ser maravilhoso, os teus pais devem estar muito orgulhosos do filho que têm. LE

    ResponderEliminar
  2. Gustavo ,
    do meu ponto de vista `tocas aqui` dois pontos fundamentais que estão subjacentes e podem ou não promover `que sejamos a nossa prioridade`: a auto-imagem que se positiva tantas veze é confundida com "vaidade" e a auto -confiança tantas vezes designada por " convencimento".
    Pouco me importa ... Convém sim ,refletirmos e deixármos os medos ,os fantasmas para que sejamos " o numero 1 ,na nossa vida".
    No que respeita à primmeira ,a imagem que temos de nós mesmos é de fundamental importância na gestão da nossa vida – Se temos uma boa avaliação dos nossos atributos, inteligência, beleza,sensibilidade, talentos, aceitamos que a vida precisa de `mudança` e estaremos motivados para o auto-desenvolvimento, para a realização e a felicidade. Quanto à segunda ,todos nós temos um potencial humano que nos capacita para realizar os nossos sonhos e os nossos desafios. Isto ,não significa vencer sempre. Significa ter coragem de enfrentar situações novas e sabermo-nos levantar das nossas quedas. É o `atirar` para o desconhecido, correndo riscos com uma enorme certeza de que o nosso único compromisso é com a FELICIDADE ,nunca com os outros !!!

    ResponderEliminar